top of page
147 ANOS DE HISTÓRIA

 

Em 1866 através de um terreno doado pelo Sr. Samuel Ferreira Nobre, e sobre os auspícios de Nossa Senhora dos Remédios, foi erguida uma capela a qual deu origem as primeiras casas do povoado principal. Segundo populares, no inicio do século XIX. Somavam-se apenas 17 casas, sendo que 12 de tijolos e cinco de barro (taipa), mas sem nenhuma estrutura urbana.

No município de Ibicuitinga já existiram duas igrejas além da atual, porém todas no mesmo local. A primeira foi construída no século XIX através do terreno doado pelo Sr. Samuel Ferreira Nobre, e sobre os auspícios de Nossa Senhora dos Remédios. Em 1960 a capela estava em péssimas condições, resolveram então que deveriam demolir e construir outra no mesmo local. A foto ao lado é da segunda igreja construída após o ano de 1960.

Em oito de setembro de 1965 ocorreu o desmembramento do território da nova paróquia com a paróquia de Morada Nova, certificado no livro de circulares decretos, atas e cantos pastorais da Diocese de Limoeiro do Norte, as páginas 31 V e 32 e 32 V encontra-se exarado o decreto nº 35.

Reformas: No ano de 1960 devido as fortes chuvas a capela caiu. Então com ajuda do governo que fez uma doação em dinheiro os fiéis que moravam na vila construíram uma igreja maior.

Festividade: “Esta festa está por ser uma das mais encantadora e brilhante de todas as comemorações do município de Ibicuitinga. Deixa para nós munícipes uma grande satisfação, pois nela podemos demonstrar nossas características culturais e engrandecer nosso conhecimento por parte das regiões vizinhas e até mesmo do estado”.

A Imaculada Concepção de Maria é comemorada no dia 8 de dezembro e o nascimento da Virgem Maria, nove meses depois, ou seja, no dia 8 de Setembro.  É desde o dia 08 de setembro de 1946 que comemoramos a festa de Nossa Senhora dos Remédios, como padroeira de Ibicuitinga. Um movimento que se destaca desde a construção da primeira capela em meados do século XIX, organizada por grupo formado pelos os moradores do município, com o intuito de repassar e fortalecer a palavra de Deus. Onde também neste há arrecadações de meios para a melhoria da igreja e da paróquia, através de leilões e quermesses. A festa é realizada por um grupo que envolve adultos, idoso, crianças e adolescentes sem distinção de raça ou classe social, tendo como finalidade fortalecer a fé de todos os moradores da cidade e das pessoas que vem de outras regiões para apreciar os festejos que acontece nas praças e nas principais ruas da cidade. Esta festa é realizada para todas as pessoas da cidade e das cidades vizinhas (como foi mencionada) venham se divertir, pagar suas promessas e reafirmar sua fé em Nossa Senhora dos Remédios.

Como na semana do município os maiores participantes são os jovens e adolescentes da cidade, onde a maior relação deles com este dia é de estimular o civismo e ao sentimento patriota, pois no dia 07 de setembro também, é o dia da independência do Brasil, e não deixemos morrer a tradição fazendo com que ele perdure e continue ao longo dos anos.

bottom of page