top of page
Padre Viana

Seguindo seu chamado, Padre Viana esteve em experiência e interno em recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Rio Grande do Sul. (07/12/1948) Em São Leopoldo, recebeu a Benção da sua ordenação Sacerdotal tornando-se, pela graça de Deus, padre.

Após passar alguns anos em Fortaleza, pediu para ir servir aos pobres de sua terra, estabelecendo-se como vigário em Lagoa Redonda e Ibicuitinga. Tendo sido um dos primeiros a despoja-se da tradicional batina preta, resolveu, depois, voltar a usá-la. Era com ela que os sertanejos o viam, dirigindo seu jipe, transportando água para os flagelados das secas de 1979 e 1983.

Padre Viana foi um herói do sertão.

Padre Moraes

Assim como o padre Do Céu que veio muito jovem para a nossa paróquia, em outubro de dois mil começamos a nos preparamos para a chegada de mais um jovem sacerdote, natural do Jaguaribe e com trinta e um anos, o padre José Morais Lima recém-ordenado, como padre Diocesano, veio morar aqui por seis anos e nos ajudar a estruturar a paróquia Nossa Senhora dos Remédios juntamente com os paroquianos e as irmãos Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus que chegaram aqui um pouco antes que Padre Morais em 1998. Padre Morais nos anos em que passou na paróquia organizou muita coisa, fez diversos projetos para melhorar as estruturas da paróquia, como projeto para a compra do som da igreja matriz, compra do gol, a construção do salão do idoso, da capela da Viçosa e outras importantes ações que até hoje os paroquianos se beneficiam. Padre Morais tinha como característica principal, ou ponto forte, uma alegria contagiante, era dedicado e destemido. Ensinou seus paroquianos a se aproximarem do padre e da paróquia, a quebrar o tabu de que padre fica no altar, longe do povo.

Padre Daniel

Após as festividades de Nossa Senhora dos Remédios o padre Morais foi embora deixando em seu lugar outro recém-ordenado, o padre Daniel Ferreira Macedo que segundo Dom José Haring, Ofm era um devoto de Nossa senhora, e tudo que nós quiséssemos saber a respeito de Nossa senhora é só perguntar para o padre Daniel. O padre Daniel era um jovem sacerdote sonhador e tinha boas ideias, belos sermões, gostava das celebrações muito bem enfeitadas, tudo muito ornamentado com flores naturais ou artificiais.

Padre Daniel reside hoje na Paróquia de Ererê, onde já era esperado com grande estima pelos paroquianos.

Padre Teobaldo

Com a data oficial de posse marcada para 14 de outubro de 2012, Pe. Francisco Elton Teobaldo de Oliveira chegou à cidade de Ibicuitinga em 09 de outubro, cinco dias antes do previsto, com o intuito de preparar a comunidade para celebrar o início do Ano da Fé (11/10/2012 - 11/10/2013) em comunhão com toda a Igreja.

Da cidade de Itaiçaba, Padre Teobaldo viveu até seus 28 anos no interior do Estado de São Paulo, onde ali descobriu o seu chamado e quis ingressar na vida de seminarista.
(INFORMAÇÕES INCOMPLETAS - EDITAR)

Padre Emanuel
Padre do Céu

O Histórico de Padres que já passaram pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios.

PADRES

 

Segundo as anotações encontradas nos livros de batizados, casamento  e também segundos populares, o Pe. Raimundo Sales Façanha, ou padre Do Céu como era conhecido, foi o primeiro padre a residir em Ibicuitinga assim que a antiga capela de Nossa Senhora dos Remédios se tornou paróquia em oito de setembro de 1965. O mesmo foi recebido com grande euforia pela comunidade local e por um grupo de Senhoras, entre elas dona Gini Girão Maia e Neci Furtado de Mendonça.

Pe. Do Céu assumiu os trabalhos pastorais até o ano de 1968. 


 

Após a saída do Pe. Do Céu, a Paróquia teve a honra de ser administrada por um padre espanhol chamado Manoel Peres Piquer, ou simplesmente padre Manolo como até hoje algumas pessoas costumam chamá-lo. Ele construiu uma casa no terreno do Sr. Moisés, pai do doutor Edvando Maia, onde costumava se refugiar para fazer suas orações e estudos. O mesmo passou pouco tempo aqui. Segundo alguns populares, ele foi embora por conta de um roubo e que por conta disso ele ficou com vergonha, pois na sua terra quem era roubado era quem tinha vergonha. Outros dizem que ele foi embora porque seus superiores vieram visita-lo e não acharam conveniente que o padre Manolo continuasse aqui porque o serviço missionário era pouco com relação o que exigido pela sua congregação. Padre Emanuel ficou aqui até o ano 1972.

bottom of page